Em meados do século XV com a revolução da
prensa gráfica, surge a cultura das publicações, regida por um código que
precisa ser aprendido para poder ser decifrado, com isso a criança não podia
mais adentrar no conhecimento adulto, e para resolver isto foi preciso inventar
uma instituição para alfabetizar as crianças.
A contribuição definitiva para a mudança
moderna na concepção de infância veio do campo religioso. O catolicismo exaltou
a dimensão mística da criança e propagou a devoção ao menino Jesus e a Reforma
Protestante trouxe a ideia de disciplina e controle moral para as crianças.
Jean- Jacques Rousseau foi o maior defensor
da consideração da infância como uma fase peculiar e que justificou a
necessidade de isolamento da criança do mundo adulto, pois segundo ele o homem
é naturalmente bom, a sociedade é quem o corrompe, essa ideia adentrou na
escola moderna, pois esta era um meio de isolar cada vez mais a criança durante
um período de formação tanto intelectual como moral, de adestra-las graças a uma
disciplina mais autoritária, e desse modo separa-las da sociedade dos adultos.
Esta nova concepção de criança considera
ela diferente dos adultos, rompendo assim a concepção anterior onde à criança
era vista como um adulto pequeno.
A invenção da prensa gráfica, as concepções
religiosas sobre a criança, as mudanças econômico-sociais e politico-culturais do
século XVI ao XVIII, cooperaram em conjunto para consolidar esta concepção
moderna de infância, e com esta nova concepção surge às instituições de ensino.
Não podemos esquecer que a educação escolar penetrou muito lentamente no
Brasil, que se inicio com a chegada dos jesuítas e a prensa gráfica só chegou
ao nosso território em 1808 com a vinda da Família Real portuguesa. É
importante relatar que a infância chegou primeiro para as classes privilegiadas,
e as classes não privilegiadas ainda em sua maioria tinha suas crianças como
pequenos adultos que trabalhavam, não estudavam e que estavam imensos em parte
no universo adulto já que estes não estavam alfabetizados não conseguiam entrar
totalmente no universo adulto, mas com o passar dos tempos políticas públicas
vão resultar na melhoria das condições de vida das criança.