Construa um texto dissertativo- entre 3
e 5 laudas- sobre o uso ideológico da História na escola hoje em dia, a partir
de sua experiência como aluno de História no ensino fundamental e Médio.
Nos dia de hoje a história
sofre a influência de poderes, pois são os vitoriosos aqueles que constroem a
história, com isso quero dizer que temos a história dos vencedores e não dos
vencidos, temos inseridos na história ideais nacionalistas, onde pessoas
ilustres e heróis são colocados como grades símbolos da nação.
O
historiador brasileiro como outros historiadores do mundo, também constroem uma
história onde os heróis tem seu espaço, como o caso de Tiradentes, este
participou da Inconfidência Mineira, para aqueles que não conhecem a fundo a
história deste episodio, achara que este foi um grade homem que fez algo
grandioso no Brasil, mas pelo contrario, foi um pobre infeliz que por ser menos
poderoso que os outros inconfidentes acabou sendo condenado para servir de
exemplo, mas isto não aprendemos no ensino fundamental e médio, pois o que é
inserido em nossas mentes são ideias nacionalistas do poder dominante, para a
confirmação deste no poder.
Segundo
teóricos como Keith Jenkins, Gustav Droysen, Hayden White entre outros a
história é construída pelo historiador, ele ordena os fatos e preenche as
lacunas, portanto a verdade histórica não é neutra e isso pode ser visto
claramente na escola de maneira impactante, pois são inseridas ideias nos
textos dos livros de história que possibilitam o não interesse em aprender, por
exemplo, sobre os índios, os negros, os trabalhadores ou até as lutas da classe
trabalhista, pois o que é colocado em nossa frente na escola é o que Jenkins
chama de “discursos de poder”. No discurso que os Governantes criaram sobre
educação, eles dizem que a escola serve para formar cidadãos, mas será que
realmente são formados cidadãos críticos e atuantes? Ou será que são formadas
pessoas moldadas ao modo que os poderosos acham ser o melhor?
Respondendo
a estas perguntas digo que a história local, regional, nacional e mundial tem
um papel importante, que é fazer com que o individuo construa sua identidade,
podendo assim encontrar o seu lugar na sociedade, conhecendo o sua localidade e
sua nação este individuo critico e atuante poderá tomar decisões que poderão
ajudar sua localidade ou país, pois não agiram mais como fantoches dos
poderosos, mas a disciplina história que é aprendida nas instituições publicas
não corresponde a esta expectativa, por isso temos pessoas que não sabem atuar
na sociedade de maneira autônoma e critica, pois foram ensinados com uma
história de “cabresto” onde se via apenas uma linha ideológica ou algumas
linhas determinadas pelo poder.
No ensino médio e fundamental, vemos aquilo que
os vencedores querem que vejamos e os vencidos são colocados como se não
tivessem grande importância, é assim com os africanos, os índios e revoltosos,
não temos uma história imparcial e nem poderíamos ter, mas as influências
politicas são muito grandes na construção da historiografia brasileira.
Eu cursei o Magistério e por isso não tive
muitas aulas de História, mas pelas poucas que tive hoje eu analiso a minha professora
tentou nos mostrar um pouco das facetas que estavam por trás da história, mas
no ensino fundamental tive uma professora que hoje esta aposentada, que
utilizava fielmente o livro didático de história e nos alimentou com as facetas
da história construída pelos dominantes.
O professor de História tem uma grade missão ao
entrar em sala de aula que é desmascara a história criada pela classe dominante,
a história dos vencedores, mostrando que a história construída para este público
alvo era dotada de facetas e ideias colocadas para moldar o pensamento destes,
com isso os alunos se tornaram mais críticos e conseguiram exercer bem sua
cidadania e conhecer as varias verdades de um mesmo fato histórico.
A visão do aluno sobre a história é como se esta
matéria fosse algo que não serviria para ele , como algo passado que não
aconteceria de novo, algo ultrapassado que não servira para ninguém no mundo
moderno e tecnológico da atualidade, mas este não pensa que foi a partir de
inovações passadas que foram possíveis todas as transformações da
contemporaneidade e que a partir do que aconteceu no passado e os reflexos
deste no presente, podemos ter previsões de como será o futuro, pois conhecendo
o passado não retomaremos os mesmos erros, elaboraremos novas estratégias para
conseguir o que pretendemos.
A história influência no individuo se o
individuo não conhece a história ele não se conhece, pois sem a história nada
somos, somos como alguém que perdeu a memoria, este não sabe quem é não tem
identidade, assim somos sem conhecer nossa história alguém que não se conhece,
que não sabe por que faz determinadas ações, participa de determinadas
festividades, resumindo não conhece sua cultura, por isso não se conhece.
Posso afirmar que durante o ensino fundamental e
médio, não aprendi nada sobre a minha cidade e meu estado, pois estes são
considerados como história menor, e isso foi visível em meus estudos, eu não me
conhecia eu não tinha identidade, eu não sabia como foi fundada a minha cidade
e nem me preocupava com isso, esta é a visão de muitos alunos, mas como os meus
professores de história eram pessoas “velhas” e que possua um método de ensino
vindo de tempos passados, eu somente comecei a me interessar em conhecer a
história do meu estado e do meu município no ensino superior, muitos na cidade
não sabem quase nada sobre a cidade, muitos não conhecem o valor histórico que
alguns lugares da cidade.
Segundo Hayden White, o historiador usa esquemas
vindos da ficção para construir a história, e é assim que mais se parece a história
que é matéria do ensino publica neste país, pois existe uma narrativa onde tudo
esta ligado , onde se colocam os fatos, ordenando e dando sentidos que
pertencem aos dominantes, assim somos ludibriados por uma história muito
parcial.
A educação publica não é uma educação de
qualidade, portanto a matéria de história não de qualidade no ensino publico
fundamental e médio, mas muitos professores bem qualificados estão nas redes
publicas e uma porcentagem de professores tentam fazer com que os alunos possam
aprender como se da a construção da história e que eles devem sempre questionar
algumas coisas na história, mas estes se deparam com alunos que tem um
pensamento dominado pelos ideais impostos a eles pelos detentores do poder.
Portanto a ideológico da História na escola hoje em dia é cercada por um grande
discurso de poder, onde os alunos são manipulados ideologicamente pela classe
dominante, para que as massas populares não consigam seu devido espaço, o livro
didático é um prova que a História que estudando é repleta de facetas que devem
ser desmascaradas pelo professor, a história tem uma grande importância para
que o individuo se conheça e possa construí sua história, pois sem história não
nos conhecemos , não sabemos o que fazemos, pois muito do que fazemos faz parte
da cultura que conhecemos através da história, a história abre a mente e nos
torna cidadãos críticos e conscientes, por isso os professores de História tem
a missão de mostrar ao aluno a história e é ele o principal colaborador para a
disseminação da ideologia da História.