terça-feira, 6 de novembro de 2012






RELATÓRIO DE VIAGEM: VISITA TÉCNICA A CIDADE DE LARANJEIRAS


Romário Andrade de Jesus
Graduando em História na Universidade Federal de Sergipe


            O coordenador da disciplina Temas de História de Sergipe II, Dr. Antônio Lindvaldo Sousa organizou visita técnica ao município de Laranjeiras, no dia 27 de outubro de 2012, na qual tive a oportunidade de estar com vários alunos de outros Polos, as tutoras Fabiana Gois dos Santos e Rita Leoser da Silva Andrade e o Professor Antônio Lindivaldo Sousa (Figura1).



 Figura 1. Alunos e tutoras que estavam em visita técnica em Laranjeiras (Foto do acervo particular do Professor Antônio Lindvaldo Sousa).

            O objetivo desta visita é compreender o papel da cidade de Laranjeiras enquanto núcleo de povoamento no período da colonização e o processo de desenvolvimento da província de Sergipe, na fase de produção do açúcar no século XIX.
            Laranjeiras é um município do estado de Sergipe, que fica a 19 quilômetros da capital Aracaju (Figura 2), é uma cidade historia que podemos ver a força da arquitetura colonial, e “em 1824, era a povoação mais rica da província” (Sousa), situado na região da Cotinguiba maior produtora de açúcar de Sergipe.



Figura 2. Localização da cidade de Laranjeiras (Imagem do acervo do site Wikipedia).

            A viajem teve inicio na Praça da Matriz Dr. Heráclito Diniz Gonçalves, próximo a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, com aula pública do Professor Antônio Lindvaldo Sousa, que se apresentou, apresentou as tutoras e um representante de cada polo foi a frete e apresentou-se também. O professor dividiu os alunos em grupos para fazer uma dinâmica, entregou envelopes com fotos antigas da cidade, em meu grupo estavam Agnaldo Timóteo Lima e Evandro José, onde nesta aula ele falou um pouco sobre a cidade de Laranjeiras.
            Logo após a aula fomos conhecer a feira municipal, no caminho podemos perceber vários casarões do período colonial, além do que o mercado apesar de ter passado por reformas, apresenta ainda as características da época de sua construção, no lado de fora do mercado o chão de pedras ainda do período colonial esta um pouco deteriorado, e o Rio Cotinguiba (Figura 3) que passa perto dali, esta muito abaixo do nível, um rio que era tão importante no período colonial,onde o seu nível subia acima da media inundando a cidade, hoje esta quase seco.


Figura 3. Rio Cotinguiba nos dia atuais ( Foto do acervo particular do autor).

            A visita seguiu em direção aos trapiches, onde lá o professor inicia a dinâmica proposta anteriormente, o meu grupo tinha que encontrar e pesquisar os seguintes locais, Praça da Matriz, Praça Possidônia Bragança e a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos.
            Primeiramente fomos a Praça da Matriz Dr. Heráclito Diniz Gonçalves (Figura 4), próximo a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, esta praça foi o local onde se originou o atual núcleo urbano da cidade e é palco de eventos religiosos.







Figura 4. Praça Dr. Heráclito Diniz Gonçalves ( Praça da Matriz) (Foto do acervo particular do autor).

            Logo após fomos a Praça Possidônia Bragança onde lá encontramos uma árvore centenária, que esta sendo preservada, pois é patrimônio natural, aos arredores da praça podemos ver um hospital antigo, que se encontra em ruínas  somente a fachada esta de pé, ao lado deste encontrasse a antiga maçonaria (Figura 5) e é nesta praça que se encontra a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos ( Figura 6), também conhecida como Igreja do Galo, pois no topo da igreja tem a imagem de um galo, esta Igreja foi erguida no século XIX. E em 1860 com a visita do Imperador D. Pedro II a Laranjeiras, a reforma desta igreja e a construção de obras foram financiadas por ele.













Figura 5. Praça Possidônia Bragança, onde se encontra uma árvore centenária, ao fundo a fachada do Hospital e a Maçonaria( Foto do acervo particular do autor).

           

        A Igreja Nossa Senhora da Conceição ( Figura 6), foi o centro de devoção à Maria, onde foram realizadas solenes festas no Mês desta santa que é na Igreja a mãe de Jesus, a igreja esta passando por reformas por isso não tenho detalhes de seu interior, mais a frente da igreja encontrasse a antiga delegacia e o antigo teatro em ruínas, onde estão tentando restaurar sua fachada.


Figura 6. Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos ( Foto do acervo particular do autor).

            Logo após um intervalo o professor Antônio Lindvaldo nos conduz até uma Igreja que fica um pouco distante do centro da cidade, fomos para a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba ( Figura 7 ) uma igreja que foi construída em 1734, pelos padres da Companhia de Jesus, foi a ultima igreja que os jesuítas construíram em Sergipe, pois estes foram expulsos pelo Marques de Pombal das terras portuguesas, esta igreja tem um altar no estilo barroco com influência do rococó (Figura 8). Nesta igreja Lindivaldo ministrou mais uma aula, está era de revisão do conteúdo da avaliação presencial, esta foi bastante proveitosa.



Figura 7. Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba ( Foto do acervo particular do autor).

Foto 8. Altar da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba, ( Foto do acervo particular do aulto).

Conclusões Finais
            Ao termino da viagem pude perceber que não conhecia meu próprio estado, a riqueza história nesta cidade e em outras é enorme, pude viver o período colonial sergipano em Laranjeira a partir do que o tempo ainda deixou de pé, as construções e monumentos, foi realmente gratificante.
            Portanto com certeza meus futuros alunos tem que desfrutar desta experiência de viver a história, além do que, eu ainda não pude ver tudo sobre esta cidade, mas sei que para conhecer uma cidade como Laranjeira um dia só é muito pouco. 

Anexos: ( Todas as fotos anexadas são do acervo particular do autor).






Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus



Imagens de Casarões










Mercado Municipal




Eu, Romário Andrade de Jesus, ao lado do Rio Cotinguiba.



Evandro José, Antônio Lindvaldo e Romário Andrade.







            Antiga Delegacia e a fachada do Teatro Municipal.


Referências Bibliográficas:
Laranjeiras. Encontrado no endereço do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laranjeiras
Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Pardos (Laranjeiras). Encontrado no endereço do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_dos_Pardos_%28Laranjeiras%29
Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Pardos. Encontrado no endereço do site: http://www.portalturismobrasil.com.br/atracao/4051/Igreja-de-Nossa-Senhora-da-Conceicao-dos-Pardos

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba. Encontrado no endereço do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_da_Comandaroba

SOUSA, Antônio Lindvaldo. Tema de História de Sergipe II. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010.