domingo, 16 de dezembro de 2012

RELATÓRIO DE VIAGEM: VISITA TÉCNICA A CIDADE DE ARACAJÚ



RELATÓRIO DE VIAGEM: VISITA TÉCNICA A CIDADE DE ARACAJÚ


Romário Andrade de Jesus
Graduando em História na Universidade Federal de Sergipe


            O coordenador da disciplina Temas de História de Sergipe II, Dr. Antônio Lindvaldo Sousa organizou visita técnica a cidade de Aracajú, no dia 15 de desembro de 2012, na qual tive a oportunidade de estar com vários alunos de outros Polos, as tutoras Andreza da Conceição Costa, Gersivalda Mendonça da Mota e Rita Leoser da Silva Andrade e o Professor Antônio Lindvaldo Sousa (Figura1).



 Figura 1. O professor Antônio Lindvaldo Sousa, a tutora Rita Leozer e alguns academicos do Polo de Arauá. ( acervo particular do autor)

            Com o objetivo de compreender a existência de um projeto modernizador em Aracaju e seus revezes nas primeiras décadas do século XX tomando como fio condutor de análise personagens protagonistas desse discurso e outros que apontam as contradições desse mesmo discurso.
            Aracajú é a capital do estado de Sergipe, que fica a cerca de 100 quilômetros da cidade de Arauá (Figura 2), é uma cidade que se desenvolveu a partir de um projeto modernizador, está foi planejada com ruas retas que lembra um tabuleiro, este modelo foi criado por Pirro, por isso é conhecido como quadrado de Pirro, as irregularidades que vemos hoje nos quarteirões e ruas, foram construídos posteriormente, além do que as casas que estavam fora do quadrado eram consideradas como interior, pois nos anos de 1910 a 1930, o discurso modernizador inflamava na elite aracajuana, que se reunião no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, mas haviam contradições e como por exemplo a de Dona Antônia que não aceitava reproduzir tudo o que o discurso modernizador propunha. 

Figura 2. Mapa de Sergipe indicando a cidade de Arauá em laranja e Aracajú em Vermelho ( imagem retirado do site Wikipedia e modificada pelo autor).


            A viajem teve inicio na Praça Fausto Cardoso (Figura 3)  , com aula pública do professor Antônio Lindvaldo Sousa, onde ele entregou a nós acadêmicos um mapa de Aracajú, este mapa era o projeto modernizador da construção desta cidade, era o quadrado de Pirro, a partir do mapa olhamos ao redor para identificar algumas construções destacadas neste, o professor mostrou fotos antigas desta praça e explicou quem era Fausto Cardoso, que foi morto na praça na frente do Palácio do Governo , ele representava os republicanos e por isso a praça recebeu o nome dele e construíram um monumentoem sua homenagem.

Figura 3. Praça Fausto Cardoso ( acervo particular do autor)


            Logo após nos dirigimos a Praça Olímpio Campos( Figura 4), onde encontramos a catedral, e um monumento em homenagem a Campos que representava o coronelismo, logo após esta visita nos dirigimos ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), onde lá o Lindvaldo propôs uma dinâmica, ele dividio a turma em dez grupos, o tema que o meu grupo ficou responsável a fotografar e estudar, foi o defensor do discurso modernizador em Sergipe, Nobre de Lacerda.
Figura 4. Praça Olimpio Campos ( acervo particular do autror)

            Nobre de Lacerda pertencia à elite, foi juiz, jornalista, poeta, historiador e membro e presidenta do IHGS, defendeu a modernidade em Sergipe, publicando uma critica a Paulo Walle, que publicou no “Jornal Correio” no Rio de Janeiro, que Aracajú não era moderna, era isolada geograficamente, as famílias poderosas se revezavam no poder e um “cidade de palha” dez do período colonial. Com isso Nobre de Lacerda contesta este artigo, refutando estas ideias, onde sua principal defesa é que não existia Aracajú no período colonial.
            Logo após um intervalo nos encontramos no Campos da Universidade Federal de Sergipe na sala de Didática 6 , pois a 5 esta com problemas,  lá cada grupo apresentou suas percepções e conhecimentos sobre o tema que iriam abordar, Antônio Lindvaldo complementava e frisava alguns pontos principais, ao termino das apresentações a viagem chega ao fim. 

            Conclusões Finais
            Ao termino da viagem pude perceber que não conhecia meu próprio estado, a riqueza história nesta cidade e em outras é enorme, pude viver o período de modernização de Sergipe em Aracajú, a partir de fotos, mapas, construções e relatos orais da transformação da capital sergipana.
            Portanto com certeza meus futuros alunos tem que desfrutar desta experiência de viver a história, além do que, eu ainda não pude ver tudo sobre esta cidade, mas sei que para conhecer uma cidade como Aracajú um dia só é muito pouco, nunca tinha parado para olhar para Aracajú com este olhar que tenho hoje, está é a história do meu estado e é a partir dela que conseguirei ter minha identidade, minha Sergipanidade.
   
       Anexos ( Todas as fotos anexadas são do acervo particular do autor )
 Antigo Palacio do Governo
 Coreto da Praça Fausto Cardoso
 Monumento a Fausto Cardoso
 Monumento a Olimpio Campos

 IHGS - Instituto Histórico e Geofrágico de Sergipe


 Fotos do interior do IHGS


Referências Bibliograficas:

SOUSA, Antônio Lindvaldo. Tema de História de Sergipe II. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010. 

 Aracaju. Encontrado no site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Aracaju.