quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha do livro “Arauá”, O reencontro com o passado...


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
CURSO DE HISTÓRIA


Aluno(a): Romário Andrade de Jesus
Matrícula:201020016233                                            Pólo: Arauá
Professor coordenador: Antônio Lindvaldo Sousa               
Professor tutora a distância: Rita Leoser da Silva Andrade

- Referência da obra resenhada
SANTOS, Adelvan Macedo dos. “Arauá”, O reencontro com o passado... Boquim/SE: Gráfica e Editora Buquinense, 2000.
- Resumo breve da história do autor
            Adelvan Macedo dos Santos nasceu no povoado Varjão, município de Boquim no dia 13 de outubro de 1971, cursou História pela Universidade Federal de Sergipe através do PQD, Polo de Estância e Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo, foi professor concursado da Prefeitura municipal de Boquim, ex-professor do Colégio José Fernandes da Fonseca. Passou a residir no município de Arauá na administração do Prefeito Francisco Costa(1997/2000), sendo professor concursado da rede municipal exercendo a função de coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, atualmente reside em Salgado, onde exerceu a função de secretário municipal de Assistência Social e de Educação e em 2012 foi candidato a vice-prefeito deste município.
- Apresentação da obra
O livro “Arauá, O reencontro com o passado...” tem o objetivo de mostrar um panorama da história deste município, tentando resgatar a história desta cidade, as temáticas abordadas pelo autor são a religião, a politica, os aspectos físicos da região, os símbolos Municipais, o patrimônio arquitetônico e cultural e os homens ilustres. Em seu livro Santo dialoga com Katia Loureira, para conseguir assim descrever os engenhos do município de Arauá, retirando trechos da obra da autora “Arquitetura Sergipana do Açúcar”. Esta obra foi motivada pelo desejo de Adelvan Macedo em construir a história de Arauá e não deixar esta cair no esquecimento, tendo assim a visão de que para compreender o presente, devemos conhecer o passado.
- Descrição da estrutura
            Este panorama inicia com os “Aspectos Históricos”, onde o autor tenta construir a história do município. Em seguida os “Aspectos Físicos”, a localização, o clima a hidrografia e a citação dos nomes dos povoados, dando sequencia o autor fala sobre a “População”, mas de forma estatística. Os “Aspectos Econômicos”, nesta parte o autor fala sobre a agropecuária. No seguinte “Aspecto Socios-Culturais”, Macedo descreve as festas católicas e as figuras ilustres. O catolicismo também é abordado no próximo capitulo sobre a “Religião” onde o autor destaca somente o catolicismo. No capitulo seguinte “São Símbolos Municipais” Santos fala sobre a bandeira do município e reproduz o hino. Dando sequencia a sua obra o autor novamente privilegia os homens ilustres no capitulo “Intendentes e Prefeitos Municipais” e por fim “Exemplares do nosso Patrimônio Arquitetônico e Cultural”, todas estas informações estão em um livro de apenas 47 paginas.

- Descrição do conteúdo
Adelvan busca resgatar a identidade do povo arauense, em sua obra logo no inicio. Em sua apresentação o autor fala que pretende que “este pequeno panorama venha contribuir de forma valiosa para o resgate da identidade do nosso povo” (pag. 10), com isso podemos perceber que o autor tem um interesse em construir a identidade arauense, embora que esta identidade não é uma identidade popular e sim elitista, pois o povo é colocado no texto como estatística enquanto que a elite tem grande destaque, portanto a sua construção é voltada para a elite, já que ele descreve em seu texto os “Filhos ilustre” ( pag.18 ) e os “Intendentes e Prefeitos Municipais”( pag. 32, 33, e 34).
Outra abordagem de Santos é a religião onde ele privilegia somente a católica, através de imagens diversas que estão em seu livro e a abordagem histórica voltada ao catolicismo.
- Análise de forma crítica
            Esta obra foi construída sem um caráter científico, pois a falta de imparcialidade do autor em expor seus sentimentos, sua religião e sua posição politica, para melhor defender minha ideia foi citar as palavras de Terezinha Alves de Oliva que escreve no Prefacio deste livro que este é “um trabalho marcado pelo caráter de “iniciação”, revelando a pressa de um autor que, ainda em formação, está ansioso por socializar os conhecimentos que começa a descobrir e a produzir”, com esta citação da professora Terezinha podemos perceber que este livro é escrito por um iniciante, por isso esta repleto de falhas e de lacunas não preenchidas. Sei que é impossível para o historiador ser imparcial, mas esta obra mostra de maneira bem clara as opiniões do autor.
            O autor ao citar as figuras ilustre ele diz que “todos os habitantes desta terra são verdadeiros colaboradores da construção da nossa identidade” (pag. 18), mas somente cita em sua obra, prefeitos, desembargadores, grandes produtores, doutores, mestres, coronéis e membros da elite arauense, restando assim a população ser citada como mera estatística, utilizando assim de dados do “IBGE- Censos Demográficos – 1970,1980 e 1991”(pag. 17).
            O autor de “Arauá, O reencontro com o passado...”, deixa clara sua opinião religiosa já que no capítulo “A Religião” (pag. 25) somente é abordada a religião católica, em bora que a religião evangélica e a afro-brasileira, fazem parte da cultura deste município, em um estudo sobre a cultura afro-brasileira de Arauá, descobri que a Casa de Santo Antônio, foi fundada em 1973, neste município e não aparece na construção do panorama de Macedo, assim podemos perceber o interesse do autor em privilegiar uma única religião em detrimento das outras.
            Não posso esquecer-me de relatar que neste período de construção do livro, Santos era coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, assim ele com o apoio da Prefeitura municipal, construiu uma história ligada à elite e a politica da cidade.
            Mas sem duvidas esta iniciativa foi muito importante, este livro até hoje é a única tentativa de construção da história do município. Sabemos que atualmente estão surgindo muitas monografias e artigo sobre temas específicos da cidade, e creio que muitos destes novos historiadores têm a curiosidade e o desejo de reconstruir a história de Arauá, e este livro é repleto de pistas que ajudaram sem duvidas os historiados na construção historiográfica deste município.
-Recomendação da obra
Este livro sem duvidas deve ser lido por todos os habitantes deste município, pois para temos uma identidade devemos conhecer nossa história, mais indicado ainda é para os historiadores que tem interesse em construir a história de Sergipe e de Arauá, pois este apresenta pistas valiosas para o historiador.

Referências Bibliográficas:


Adelvan Macedo e Salgado - Informação sobre a pessoa. Encontrado no site : www.yasni.com.br /adelvan+macedo/busca+pessoas/salgado, acessado no dia 03 de julho de 2013.
Eleições 2012. Encontrado no site: http://www.eleicoes2012.info/adelvam-macedo-43/, acessado no dia 03 de julho de 2013.