terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Perestroika



Em fevereiro de 1985 foi adotado na URSS a Perestroika, esta é uma palavra russa que significa “reconstrução”, este o nome do livro de Mikhail Gorbatchov, que detinha o poder da URSS neste período, neste livro ele fazia uma anise da União Soviética, e trazia novas ideias e reformas para seu país e o mundo, objetivava assim, com o seu projeto reformador a democracia e o socialismo.
            Estas reformas foram feitas de forma que o povo estava sendo beneficiado e fazendo parte desta, esta iniciativa foi importante para a queda do regime, embora que foi criada para que não houvesse uma revolução ou a queda do poder, estas reformas se constituíram como núcleo de contrapoder na sociedade, pois os países do leste europeu não mais sofriam intervenções de Moscou, as reformas apresentaram aos habitantes a liberdade de expressão, os quadros do partido comunista foram renovados e a não mais internação dos que contrapunham o poder, assim o povo passou também a ter mais liberdade para expressar suas insatisfações para com o poder vigente.
            A disputa pelo poder, seja pelos que não concordavam com as reformas ou por aqueles que queriam acelerar as transformações, a própria força politica que as reformas liberaram foram as que derrubaram o poder, assim dezembro de 1991, Gorbatchov renuncia.
            Portanto a perestroika foi um conjunto de reformas elaboradas por Gorbatchov, para tentar manter o poder e conseguir reverter à crise na URSS, mas suas reformas abriram espaço para aqueles que não se agradavam com estas e para aqueles que queriam acelera-las, com isso as reformas trouxeram também opositores, o golpe de 1991 foi um fracasso, mas Mikhail renuncia ao poder em dezembro deste respectivo ano.


Referências Bibliográficas:
JOANILHO, André Luiz e MARTINEZ, Paulo Henrique. História Contemporânea II. UEPG/NUTEAD, 2011.p 82-96.
GORBACHEV, Mikhail. Perestroika; Novas ideias para o meu país e o mundo. 14 ed. São Paulo: BestSeller, [s.d.] , p.15-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário