terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resenha Paixão e Guerra no Sertão de Canudos



REFERÊNCIA
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos, de Antônio Olavo, Salvador (BA), 1993.

BREVE SÍNTESE DA OBRA

O referido filme conta a história de Antônio Vicente Mendes Maciel, que ficou conhecido como Antônio Conselheiro, retrata assim a vida deste e a construção do povoamento de Belo Monte, que antes era conhecida como Canudos. Este filme revela a que o povo tinha na Igreja e em Conselheiro, mostra a sociedade igualitária e solidária que era Belo Monte na Bahia.
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos revela a força do sertanejo e dos conselheiristas que lutaram veementemente contra os opressores republicanos, vencendo muitas batalhas principalmente com a ajuda de Pajeú que fazia emboscadas para as tropas. Esta produção mostra a história que os republicanos da época de Canudos queriam que fosse esquecida, pois este povoamento foi bombardeado, queimado, destruído, alagado e os caselheiristas capturados foram degolados, para mostrar a força do Governo Republicano.

PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA

O documentário reúne raros depoimentos de parentes de Antônio Conselheiro, contemporâneos da guerra, filhos de líderes guerrilheiros, historiadores, religiosos e militares.
Esta obra passa uma visão de que Antônio Conselheiro tentou construir uma sociedade igualitária e solidaria, este ponto de vista é defendido por Sergio Guerra que compara Canudos a uma sociedade socialista, embora confrontado com outra ideia oposta esta é a que prevalece.
  A desmistificação de alguns acontecimentos que são passados de forma oral é o que me chama a atenção neste documentário, pois numa construção historiográfica a desmistificação e a comprovação da veracidade dos fatos são fundamentais.
O vídeo mostra a imagem de Antônio Conselheiro como se ele fosse um Deus ou um santo, os depoimentos, as imagens e a pouca contraposição a esta visão deixa uma impressão mística na história de Canudos, temos que ter cuidado principalmente com as fontes orais, pois estão repletas de visões místicas sobre a história.
Realmente Canudos resistiu até o fim, depois de 4 expedições contra este povoamento, os sertanejos mostrarão sua força e amedrontaram o Governo, que queria mostra sua força perante a nação, foi assim que o exercito, com seu armamento lutou, foi derrotado nas expedições anteriores e na ultima ainda pedindo reforço vence a guerra, pois com a morte de Antônio Conselheiro e Pajeú a força da resistência diminui gradativamente.


CONCLUSÕES

            Portanto o documentário Paixão e Guerra no Sertão de Canudos vêm mostrar através de fontes orais e escritas, a história de Antônio Conselheiro e do povo sertanejo que o seguiu, contando assim sobre a sociedade, o estilo de vida e a dos conselheiristas. Este ainda mostra a guerra empreendida contra Belo Monte e a resistência épica dos sertanistas, contra as tropas republicanas e a derrota e destruição de Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário