domingo, 24 de julho de 2011

História ARAUÁ- Sergipe

                 ARAUÁ NATUREZA E SOCIEDADE

Em 1596 foi dada carta de sesmarias a Sebastião Brito e Francisco Soares, relativos às terras ao sul do rio Piauí, ali  instalaram  fazendas  de  gado,  cultivos  de cana e  engenhos  de açúcar, foram eles os   desbravadores da região, aqueles  que desmataram e  queimaram matas para a   construção  de  pastagens,  currais,  para  o  cultivo  da  cana  e  para  a  construção  de  engenhos. Os senhores de engenho  criam  assim  em  suas  terras  um  centro  de  vida  social, próximo ao riacho da Parida,  pois achavam a sede do município ( Estância)  estava longe das suas propriedades.
Em 21  de  dezembro  de  1854  o  povoado  foi  nomeado  Arraial  de  Nossa  Senhora da Parida, e nesta  época  graças a  união e  a  força  dos  senhores  de  engenho,  é  construída próxima ao Riacho da Parida uma subdelegacia. Era um arraial pobre com casas em sua maioria feitas de palha.
Já por volta de 1855 a localidade homenageia a proclamação do dogma da Imaculada Conceição pela Igreja Católica alterando assim o seu nome e passa a denominar-se Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida. Neste ano sob o comando de Joaquim José de Góis, José Félix do Nascimento e seu irmão Tibúrcio Manoel do Nascimento constroem a capela a
1 km da povoação em sentido norte, pois o lugar era propício para também construírem uma praça em torno da igreja. Com a construção da igreja, foi transferida a povoação para o ligeiro planalto, onde hoje está a cidade, neste local havia apenas a residência de Joaquim Góis, mas com o passar dos anos a população começou a crescer.
Aconteceu em 30 de abril de 1868 através da lei de nº 815 a modificação do nome do arraial, a partir de então denominado  Nossa Senhora da Conceição do Arauá, este nome teve como homenagem ao rio que banha suas terras, que se chamava Rio Aruá, mas com o passar dos tempos o termo Aruá tornou-se Arauá.
Através da Resolução nº 678 de 8 de junho de 1864 Arauá torna-se Freguesia, e em 09 de  abril  de  1870,  torna-se  Vila  de  Arauá,  deixando  assim  de  fazer  parte  do  município  de Estância, e através da Lei de nº 641 de 9 de  dezembro  de 1913  é  determinado  os  limites com  as demais  vizinhanças.  A vila  torna-se  cidade  no  dia  15  de  dezembro  de  1938, e  é interessante relatar que no século XIX teve uma ex-escrava que se tornou senhora de engenho, casada com um cônego do município.
Desde  de  1596  até  os  dias  atuais  podemos  perceber  o  grade  embate ente homem e natureza, hoje em sua maioria a cidade e   composta por pastagens, havendo  alguns pedaços de matas,  que em sua  maioria   estão localizadas dentro do território da  grandes fazendas, ao observarmos  o grande verde das pastagens  podemos perceber o qual foi  derrubada as  matas para construção destes pastos, podemos também perceber que as frutas cítricas, como laranja , tangerina  e limão, fazem parte  da paisagem da cidade  já que estes são os  principais tipos de cultivos nesta região na atualidade.
A cultivação de subsídios diminuiu com o passar dos tempos,mas nos seculos XIX e XX  a  produção  de  subsidio  como  feijão,  mandioca,  fava,  milho e outros,  para  as  famílias pobres era o único alimento que chegava na mesa além das caças de animais, muitos chegavam a passar fome, hoje  em dia ainda tem  pessoas nesta cidade  que passam  necessidades mas não se comparam ao que passavam as pessoas a tempos atras.
Na  gestão  do  ex-prefeito  Ranulfo  na  Praça  Professora   Adiva  foi  derrubada arvo- res  muito antigas, foi a  maior  discussão sobre  esta  questão, o povo  esqueceu  esta  questão quando viu que a praça ficou mais bonita, o  então  prefeito  justificou que  por causa de uma grande enfestação de lagartas nas árvores estavam incomodando a população, que sofria  as- saduras por causa das  ”lagartas de fogo” , e pela sujeira que ficava na praça por causa destes lagartas. Não posso esquecer de relatar a construção do Conjunto Albano Franco que para sua construção tiveram que derrubar os jenipapeiros e acabar com um minadouro que formava um lago neste local, com isto  o  meio  ambiente  é  destruído  para  dar  lugar  ao  crescimento  da cidade.
Na gestão atual surge  algo  parecido  na  Praça  Getúlio  Vargas  onde  esta  localizada  a  Igreja  Nossa  Senhora  da  Conceição  onde foi derrubadas varias árvores para a reforma da praça a população não aprovou muito esta atitude, pois quando viram já estavam todas der- rubadas, segundo Sales Trindade o IBAMA esteve na cidade, foi até a prefeitura e logo após foi tirar algumas fotos da praça já sem as antigas árvores. Segundo a pululação nada justifica a destruição do Patrimônio Natural, pois foi naquele ponto que começou a expansão da cidade, naquela praça ouve varias procissões, vários acontecimentos ocorreram naquele local, agora somente resta a lembrança das árvores que um dia estiveram ali.
Não podemos esquecer que a promotora de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Arauá, Joelma Soares Macêdo de Santana, instaurou um procedimento administrativo em   27 de outubro de 2009 para apurar  denúncias encaminhadas à Ouvidoria do  Ministério  Público do  Estado  de  Sergipe,  relativas  à  existência  de  um  lixão  no  povoado  Sucupira,  sem  as mínimas  condições  de  higiene  e  respeito  ao  meio  ambiente.  Ela  considerou  que  o  não cumprimento  da  legislação  ambiental  e  a  falta  de  adequado  gerenciamento  municipal dos resíduos sólidos urbanos provocam poluição, causando risco ao meio ambiente e à saúde pública(Jornal da Cidade,30 de outubro de 2009).
            Segundo o laudo técnico produzido pela equipe de perícia do MPE, o local da lixeira não possui nenhum tipo obstaculo com cercas ou muros que impeça o acesso de pessoas es- tranhas e, embora que seja uma lixeira de porte pequeno, possui as características de um lixão. Não ouve nenhuma  preparação prévia do solo para evitar que a infiltração do chorume conta- mine o solo e possíveis lençóis freáticos, já que foram encontrados lixo disposto diretamente no solo. Além disso, não é realizada regularmente a cobertura dos materiais depositados, para reduzir a proliferação de vetores.
A maioria dos rios, riachos, córregos ,lagoas, lagos e matas estão localizadas dentro das grandes fazendas, e a que mais chama a atenção é a Fazenda Vermelho, uma das maiores da região, que em suas terras os donos colocaram placas com informações, estas placas assim dizem:

 É proibido caçar, pescar e qualquer alteração no meio ambiente, inclusive banho, jogar lixo e poluir os rios, riachos, córregos, encostas, topos de morros, suas margens, bosques e matas, desta propriedade. Tudo em respeito e acatamento ao IBAMA, ADEMA e Código Florestal.
Leis: 4771/65, 9605/98, 5197/67, 5057/03;
Decretos: 5975/06, 6321/07, 6514/08, 6686/08 e 7029/09.
Evitando-se as penalidades legais. Placa Art. 34 da Lei 9605/98.
A sociedade evolui seu pensamento cada vez mais, mas falta  uma força  algo  que  de um passo para a construção de um ideia ambiental, para que todos pudessem sair e  lutar  pelo direito a  conservação da  natureza, pois a  natureza  é  um  patrimônio  e  sem  ele  poderemos perder nossa identidade, pois na cultura vemos as ervas medicinais, as plantas que só  são  en- contradas nas matas, que servem como remédio para vários males, conhecimentos  indígenas que foram passados para as antigas gerações e estão sendo extintos nas novas.
A  natureza  faz  parte da  história, com isso quero dizer que  a  natureza  faz  parte  da história da cidade de Arauá e de todas as cidades do Brasil e do mundo. Portanto ser arauense é conhecer  as modificações socais, econômicas, politicas,culturais e naturais, que ocorreram ao longo da história do município de Arauá.
Localização:
·      Integrante da microrregião de Boquim se localiza na Região Centro Sul do Estado, fazendo fronteira com municípios sergipanos de Boquim, Estância, Itabaianinha, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy.
·      Possui uma área territorial de 256 km²  sendo um dos municípios tipo médio de extensão territorial.
·      A sede municipal está à 11º 15’ 22” de latitude e 37º 37’ 30” de longitude. Fica distante de 110 km da capital, uma rodovia asfaltada.
·      Clima temperado pouco variável.
·      Característica demográfica:
·      População total: 11.633 habitantes
(Agência Municipal de Noticias)

Referências:
Portal do Cidadão, Agência Municipal de Notícias,Breve Relato Da Fundação de Arauá, Prefeitura municipal de Arauá, encontrado no site <http://www.araua.se.gov.br/>, 2009;
Wikipédia, Arauá, encontrado no site <http://pt.wikipedia.org/wiki/Arau%C3%A1>

Jornal da cidade ,Ministério apura denúncia de lixão clandestino em Arauá, encontrado no site <http://2008.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=46397> ,postado no dia 30 de outubro de 2009;

Google mapas,<http://maps.google.com.br/maps?q=araua&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=595&ie=UTF-8&sa=N&tab=il

Nenhum comentário:

Postar um comentário