domingo, 24 de julho de 2011

Praça São Francisco


                                                      A importância da  Praça São Francisco

   Exemplares do barroco tardio são encontra no Brasil em Minas Gerais, Bahia e Sergipe na cidade de São Cristóvão, primeira capital do estado, cidade esta que fica a 26km da capital Aracaju, uma das cidades mais antiga do país, fundada em janeiro de 1590 , foi construída no modelo medieval, dividindo suas funções de acordo com o relevo, assim a parte alta do Monte Una está o setor administrativo e religioso e na parte baixa o comércio, a pesca e os engenhos de cana-de-açúcar.
   Na “cidade alta” encontramos a Praça São Francisco, praça esta que desde 2004 tenta ganhar o titulo de patrimônio mundial, titulo esse que foi possível no dia 02 de agosto de 2010, mas para que esse titulo fosse possível teria que haver algumas reformas na praça, reformas essas que foram exigidas pela UNESCO, como iluminação com fiação subterrânea, esgoto e escoamento.
   A praça composta de um conjunto arquitetônico do período colonial como o cruzeiro datado de 1658, a Igreja de São Francisco, o Convento de Santa Cruz, a Capela da Ordem Terceira (atual Museu de Arte Sacra), circundam a praça, a antiga Santa Casa com a Igreja da Misericórdia e o Palácio dos Governadores (atual Museu Histórico de Sergipe) e o casario que a completa. A Praça São Fransisco recebel este nome por causa da Igreja de São Francisco.
  Sem duvidas esta praça compoe um acervo historico material muito importante, mas não podemos deixar de destacar o patrimônio imaterial, como a feirinha, o artesanato, os grupos folcloricos, os movimentos religiosos e muitas outras manifestações culturais que acontecem na Praça São Fransico.
   Com o titulo de Patrimônio da Humanidade dado a Praça São Fransico, o Brasil possui agora 18 bens inscritos na lista de Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, não posso esqueser de resaltar que o monumento foi o único candidato brasileiro entre os 39 bens que estão sendo avaliados na sessão do Comitê deste ano.
   O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), responsável por fiscalizar a preservação dos do Patrimônio tombado, em conjunto com o governo do estado, a prefeitura e outros convênios se unem para que este titulo pode-se ser dado a referente praça, assim podemos dizer que “a união faz a força”, pois o objetivo foi alcançado.
   O museu instalado na Igreja e Convento de São Francisco é considerado o terceiro mais importante do País em número e qualidade de peças expostas. A praça São Francisco  representa o simbolismo da cultura nordestina e a força da fé deste povo que tem sua identidade própria como quaisquer outros povos, e essa identidade e construída através do contato com os monumentos que nos revela o passado e em contato com as manifestações culturais que nos guia na formação de nossa identidade.
  Sem duvidas nós Sergipanos temos que ter orgulho por sermos privilegiados de possuir em nosso estado um patrimônio da humanidade, entenda a proporção não é só do estado, nem só do país e de todo os países do mundo,  sei que muitos não dão seu devido valor por não conhecer seu valor, mas em São Cristóvão um projeto de consciência patrimonial ira abrir os horizontes dos que ali abitam lado a lado com os monumentos. Portanto para formação de nossa identidade com sergipano, para construirmos nossa sergipanidade, sem duvidas devemos conhecer a Praça São Cristóvão, não só por registros escritos, mas também pessoalmente em uma pesquisa de campo, sem duvidas qualquer um sairá de lá deslumbrado com os acervos históricos que ali estão passando assim a compreender e imaginar como era a vida no século XVII até a contemporaneidade.




Referência Bibliográfica:
pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_do_Patrimônio_Histórico_e_Artístico_Nacional , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;
www.34whc.brasilia2010.org.br/?p=2294 , Brasília Brasil 2010, Comité do Patrimônio Mundial, Praça São Francisco, localizada em São Cristóvão (SE), Brasil, entra para Lista do Patrimônio Mundial;
pracasaofrancisco.se.gov.br/wp-content/FORM_A4_TEXTO_REVISADO_PORT_R01.pdf proposição de inscrição da Praça São Francisco em São Cristóvão/SE na lista do Patrimônio Mundial,Outubro de 2010 ;
3 Vídeos do You Tube : São Cristovão Patrimônio da Humanidade - Parte 1; Sec. Aglaé Fontes fala da candidatura da Praça São Francisco e  Superintendente do IPHAN fala da participação na candidatura da Pça São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário