domingo, 24 de julho de 2011

A importância da ética profissional para o desenvolvimento prático do processo formativo-educativo do homem.



                 

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem esta referência  a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, o homem já teria se despedaçado até à autodestruição, mas também é verdade que a ética não garante o progresso moral da humanidade.
O professor deve educar os alunos dentro dos princípios éticos, pois o professor possui um papel fundamental na formação ética e moral do aluno, portanto a criança que é  educada de forma ética  tende a tornar-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhecendo-se como iguais respaldado não em regras morais obrigatórias, mas como inerentes do seu próprio modo de vida. O educador deve antes de qualquer coisa de empregar a ética, seja dentro da sala de aula ou fora dela, portanto o professor não pode seguir a ética apenas dentro da sala de aula ele devera exercê-la também fora de seu local de trabalho,portanto este não pode ter uma conduta na escola e outra fora dela, pois este é membro de uma instituição pela qual se espera que passem todos os membros da sociedade. 
Toda educação é uma ação de diálogo entre seres humanos, uma educação pode ser boa do ponto de vista da moral e ao mesmo tempo má no ponto de vista da ética. Logo, a ética como modo de vida acontece quando os valores no conteúdo e no exercício do ato de educar são valores humanos e humanizadores, como a igualdade cívica, a justiça, a dignidade da pessoa, a democracia, a solidariedade, o desenvolvimento integral de cada um e de todos. É importante destacar que não se ensina moral e ética de forma adequada se não vivenciando-as.
O docente e toda a comunidade da escolar tem que ter conduta formativa, tratando os alunos com respeito e dentro das normas estabelecidas na escola e na disciplina que leciona, portanto a ética profissional deve ser seguida pelos professores e comunidade escolar para que  o homem possa ter um desenvolver prático do processo formativo educativo.


Referências bibliográficas:
FRANCO, Valéria Korik. Conduta de um Pedagogo. Disponível em: http://caminhos dainclusao.blogspot.com/. Postado em 25 de outubro de 2007.
ANDRADE, Edivânia Santos e SOARES, Maria José Nascimento. Contributos da Ética  na formação dos Professores. IV Colóquio Internacional Educação  e Contemporanei- dade ISSN 1982-3657, Laranjeiras, Sergipe, 2010.
BACCHELLI. Ética Profissional. Disponível em: professorbacchelli.spaceblog. com.br/186516/Etica-Profissional-Aula-02/2008. Aula 02, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário