quarta-feira, 27 de julho de 2011

De quem é a culpa será dos pais, da sociedade, dos amigos, das escolas, oque será que motiva o jovem a entrar no mundo das drogas?



INTRODUÇÃO

O uso ilícito de drogas nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, entre os que figuram a falta de informação fidedigna sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas; ao caráter limitado das atividades preventivas (quase que inexistentes em nosso país), e a falta de consciência sobre a magnitude do problema dos estupefacientes. Os problemas do uso indevido de drogas têm sido descritos como um excesso de consciência nos jovens e uma falta de consciência entre os adultos.

A prevenção do uso indevido de drogas – mediante a sensibilização, a educação e a ação – é fundamental para lograr deter o uso indevido de drogas e a criminalidade associada à mesma. Para aquelas pessoas que se iniciaram no uso indevido de drogas, a educação brinda um caminho para uma intervenção e um tratamento com êxito, para sensibilizá-las sobre os riscos e perigos do uso indevido e continuado de drogas, e lhes ajuda a deixar seu uso.

Nos Estados Unidos da América, George Gallup, fez uma pesquisa e pediu aos adolescentes que mencionasse qual era a principal ameaça para sua geração. A resposta foi a seguinte:

1) O abuso de drogas - 35% ;

2) O desemprego -16%;

3) O abuso do álcool;

4) A pressão dos amigos.

Agora perguntamos: Por que um perigo de tamanha magnitude comumente é ignorado? As respostas não são fáceis.

Primeiro, a maioria dos milhares de famílias que terão problemas por primeira vez este ano, experimentarão a tragédia em silencio, crendo que é o resultado de suas falhas pessoais e uma experiência vergonhosa e exclusiva.

Segundo muitas das principais opiniões médicas e políticas de nosso país, especialmente a comunidade intelectual, têm escrito sobre o problema das drogas como um assunto social curioso que deve ser relegado ao setor direitista de nossa sociedade.

Terceiro, o uso de drogas é tão comum que é difícil assimilar a devastação que está causando, visto que temos a tendência de perder o medo a qualquer coisa que vemos diariamente. Nos acostumamos.

Quarto, os problemas causados pela droga, tais como acidentes automobilísticos ou mortes por sobredose, em muitos casos, ocorrem depois de muito tempo de usar drogas. Além disso, desde a perspectiva do usuário, estes problemas são incertos e imprevisíveis.

Se todos os usuários de cocaína tivessem uma sobredose fatal com pouco tempo de uso da droga, a cocaína desapareceria. Se qualquer bebedor (alcoólatra) sofresse uma cirrose do fígado em poucas semanas de haver começado a beber, se terminaria com o uso das bebidas alcoólicas. Porém, para o usuário de cocaína ou outra droga, uma morte por sobredose é imprevisível, retardada e não tão comum. A mesma coisa com respeito à cirrose. É um problema que pode acontecer com o outro, não conosco.

Quinto: Por último, existem muitos dependentes de drogas que parecem "seguir em frente". Usam drogas, desde heroína ao álcool, aparentemente sem efeitos negativos. Quer seja que estes indivíduos representem a maioria ou uma pequena minoria de todos os usuários, este grupo, aparentemente invulnerável, exerce uma poderosa atração para os potenciais usuários; sustentam a esperança de uma "viagem segura".

O QUE É UMA DROGA?

As drogas que nos interessam, nesse tema que nos reúne, "são quaisquer substancias químicas, sólidas, líquidas ou gasosas que, ao ser usado pelo indivíduo, alteram seu estado de consciência". O resultado direto da droga se apresenta no cérebro do usuário, produz uma intoxicação, um estado mental alterado e, supostamente, "agradável".

O QUE É UM ADITO OU DEPENDENTE?

Hoje há diferentes classificações para designar a um "adito". O que é um adito? O que significa adição? Se uma pessoa orienta sua vida ao redor de determinada droga, se sente que não pode viver sem ela, e se sofre sintomas físicos quando a droga lhe é retirada, poderia ser classificado como um adito. (...)

Podemos dizer que, a adição é uma compulsão irresistível de usar uma droga cada vez com mais freqüência e em quantidades maiores, mesmo conhecendo os sérios efeitos físicos ou psicológicos e o dano extremo que resulta nas relações pessoais e no sistema de valores da pessoa. O que diferencia a vítima, é o tipo de droga e o ambiente onde se usa.

Diferentes organismos internacionais afirmam que se queremos diminuir progressivamente o número de afetados, tem-se que pensar em articular estratégias de intervenção mista: 1) as destinadas à limitação da disponibilidade das drogas e 2) as destinadas a reduzir a demanda das mesmas.
INFORMAR NÃO É EDUCAR

Lamentavelmente, as campanhas costumam ser ações isoladas e fora do contexto, dirigidas a uma população heterogênea e realizadas à margem dos grupos organizados da comunidade, com um planejamento e direção centralizada, com uma grande mobilização de meios publicitários, propagandisticos e orçamentários.

Este tipo de ações costuma ter uma eficácia limitada já que seu impacto é de escassa duração. Os cidadãos não estabelecem relações causa-efeito e as mensagens correm o risco – por estar fora do contexto – de não ser efetivas. Se, além disso, as campanhas se limitam a dar informação simplistas do tipo negativo como: "Não à droga " ou " A droga mata ", fica uma lacuna entre o informado e o que o público necessita saber sobre o tema.
A FAMILIA E A PREVENÇÃO

A "placenta familiar" é o meio vincular onde o filho se humaniza e cresce satisfazendo suas necessidades possuindo um continente físico efetivo que se converte no metabolisador emocional de suas angustias e emoções.

Desta primeira "rede humana" aprende o amor, o ódio, a agressão, a ternura, como se defender, com quem identificar-se e como se sobrepor às frustrações, etc.

Definimos a família como a pessoa ou pessoas que normalmente vive com as crianças e está relacionada com sua educação; as pessoas que se preocupam pelo seu crescimento até a adolescência e que vivem sob o mesmo teto. O padrão que até hoje domina em nossa cultura é a Família Nuclear de dois pais, um ou mais filhos, com ou sem tias, tios, primos e avós.

A realidade da vida familiar, sempre foi muito mais complexa do que sugere o modelo apresentado. Algumas mudanças que complicam este retrato são a mobilidade geográfica, que reduziu o contato com a família, o maior numero de mulheres que necessitam trabalhar fora do lar, o aumento do índice de divórcios e novo casamento, e o numero reduzido de crianças. Mas, quase todas as crianças vivem com adultos que se preocupam por eles.

Apesar de que cada situação familiar é única, hoje em nosso país há um padrão comum dos problemas que enfrentam pais e adolescente: o abuso de drogas e suas conseqüências. Os adolescentes, rara vez se apresentam a seus pais ou a outro adulto, incluindo psicólogos ou psiquiatras, dizendo: "Tenho um problema com as drogas e necessito ajuda". (...)
RESUMO.

Podemos dizer que um dos aspectos positivos da prevenção é o fato de que você certamente já tenha começado esse processo. Como Pai, você passa mais tempo para escutar, mostrar interesse e estar perto de seus filhos. Quando você faz isso, você está ajudando a prevenir o problema das drogas antes que aconteça. Se você é jovem, quando você ajuda a seus amigos a superar-se nos momentos difíceis através de bons conselhos e compreensão, o estar ajudando a evadir as drogas. Se você trabalha com adolescentes, quando lhes provê atividades esportivas, enriquecedoras, sadias, você está prevenindo o abuso das drogas.

A Prevenção está ao alcance de todos. Juntemos nossas forças e:

"VAMOS PREVENIR.

Adaylton de Almeida Conceição.






De quem é a culpa será dos pais, da sociedade, dos amigos, das escolas, oque será que motiva o jovem a entrar no mundo das drogas?

Sabemos que a má companhia é um fator, pois aquele que tem amigos que usam drogas acaba sendo induzidos, por pressão destes amigos, como dizendo que é bom, é legal, você vai gostar se não gosta não precisa usar mais entre outros artifícios, mas ai é que o fator família entra em ação, pois se este mesmo andando com amigos que usam drogas poderá não usar!Pois tem uma base familiar estável, foi educado e informado pelos pais para não cair nesta tentação, por isso este negara ao seu amigo o uso deste “toxico”.
Agora se o meio social for favorável para que este individue entre no mundo das drogas, como por exemplo, não tiver emprego, morar em uma favela este será marginalizado mesmo não sendo bandido, passando por momentos difíceis, vendo no trafico e nas drogas a solução para conseguir sobreviver e tentar aliviar seus problemas, este cairá na tentação de ir para um mundo de difícil volta, não percebendo que esta afundando cada vez mais.
A religião é importante no processo de recuperação do individuo dependente, pois este vera na religião uma motivação para obter forças para enfrentar esta dependência, além de dar outro sentido na vida deste, ele agora vai crer que existe um ser ou vários seres divinos, que repudiam as ações então praticadas por ele.
As escolas tem o papel de informar com palestras construtivas, que vão além de colocar temas como, as drogas matam e usar drogas faz mal a saúde e colocar em debate as questões sociais, como o uso de drogas fortalece o trafico, muitas pessoas são assassinadas, muitos se tornam ladrões, ferem a si mesmo e aos que estão ao seu redor, muitas famílias são destruídas.
Quando falo de droga não é apenas a maconha, a cocaína e outras, eu estou falando também do álcool e do tabaco, que são drogas legalizadas, mas fazem também mal a sociedade, pois podemos ver acidentes que ocorrem por motoristas embriagados,doenças como câncer de pulmão, fígado, rins, garganta e outros causados por drogas legitimadas. É importante destacar que os jovens e adultos de classe media e alta também contribuem para o crescimento do trafico, pois estes também comprar drogas, não diretamente na maioria dos casos, mas alguém leva até eles.
Vivemos num mundo que até os medicamentos farmacêuticos são utilizados como droga, é grade a quantidade de jovens que tomam remédios tarja preta, para sentirem sensações que eles descrevem como prazerosas, isto é fato reportagens feitas comprovam que estes remédios de farmácia tarja preta que sua vó, sua mãe, seu pai, a vô, ou qualquer outro parente venha a tomas ou toma ou você já viu alguém tomando, mas se não viu você mais ou menos sabe como seria, são utilizados por jovens e adultos, alguns deles dizem que pegaram do pai ou da mãe, com a finalidade de ingerir para sentir um” bem estar”.
Portanto diminuindo a quantidade de usuários ,por consequência diminuirá a força do trafico, para isso setores da sociedade, de ordem pública, da escola e da família tem que trabalhar em conjunto para que as drogas percam o poder de circulação e atratividade.

Romário Andrade de Jesus.

Para melhor enteder ou aprofundar sobre o tema ,entre no site que está aqui como referência

Referências bibliograficas:
Encontrado no site; http://br.monografias.com/trabalhos/drogas-prevencao/drogas-prevencao.shtml

Dê sua opinião sobre esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário