quinta-feira, 26 de abril de 2012

História da Educação Brasileira Século XX


     A comunicação no final do século XX tornou-se ideologia inconteste predominante, neste momento seus diversos meios passaram a ocupar um lugar central na vida das pessoas. O sistema de comunicação transformou-se no principal elemento formador da subjetividade do individuo na atualidade, regulando assim a vida das pessoas pela participação em novos rituais que giram ao redor da fruição das mídias. A ideologia da comunicação, foi uma das poucas ideologias que sobreviveram no final do século XX, está penetrou todos os domicílios, tornando obrigatória a existência em interação com a maquina. A partir da Pesquisa Sobre Orçamento Familiar (2002-2003) foi detectado que os gastos com a alimentação básica e menor do que os gastos com a alimentação para o espirito, imagens e sons produzidos pelas mídias. A mídia tem grande influencia na formação da identidade. A cultura midiática tem uma influência maior nas crianças e jovens, tendo assim um efeito maior que a cultura escolar, embora que a cultura midiática promove uma educação informal. A pedagogia das mídias é a pedagogia do prazer, que apela para a satisfação do desejo, apelando para emoção, bloqueando a capacidade critica das pessoas, atuando no inconsciente, enquanto os professores, apelando para razão, são obrigados a se defrontarem com a oposição critica dos alunos. A mídia e a tecnologia contribuíram para ampliar determinados aspectos da capacidade cognitiva das crianças, apesar de alguns aspectos da inteligência terem se desenvolvido, isso não que dizer que o aluno terá um bom desempenho escolar no que diz respeito ao conteúdo do currículo tradicional. A cultura infantil esta sendo produzida por corporações com interesses comerciais, que tem ideologias que estão entranhadas e não estão explicitas, além de exercer influencia sobre a vida das crianças, esta nova cultura midiática contribui para  quebrar a autoridade dos adultos e mudar a concepção de infância, já que as crianças conseguem novamente decifrar os códigos e signos do mundo adulto. Neste mundo onde as corporações midiáticas tem grande respaldo, a escola esta sendo pressionada a rever todo o seu aparato pedagógico, juntamente no sentido do aprender fazendo que caracterizava a educação nos moldes tradicionais.

2 comentários: