quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concepção Moderna de Infância e Educação




    Em meados do século XV com a revolução da prensa gráfica, surge a cultura das publicações, regida por um código que precisa ser aprendido para poder ser decifrado, com isso a criança não podia mais adentrar no conhecimento adulto, e para resolver isto foi preciso inventar uma instituição para alfabetizar as crianças.
    A contribuição definitiva para a mudança moderna na concepção de infância veio do campo religioso. O catolicismo exaltou a dimensão mística da criança e propagou a devoção ao menino Jesus e a Reforma Protestante trouxe a ideia de disciplina e controle moral para as crianças.
    Jean- Jacques Rousseau foi o maior defensor da consideração da infância como uma fase peculiar e que justificou a necessidade de isolamento da criança do mundo adulto, pois segundo ele o homem é naturalmente bom, a sociedade é quem o corrompe, essa ideia adentrou na escola moderna, pois esta era um meio de isolar cada vez mais a criança durante um período de formação tanto intelectual como moral, de adestra-las graças a uma disciplina mais autoritária, e desse modo separa-las da sociedade dos adultos.
    Esta nova concepção de criança considera ela diferente dos adultos, rompendo assim a concepção anterior onde à criança era vista como um adulto pequeno.
    A invenção da prensa gráfica, as concepções religiosas sobre a criança, as mudanças econômico-sociais e politico-culturais do século XVI ao XVIII, cooperaram em conjunto para consolidar esta concepção moderna de infância, e com esta nova concepção surge às instituições de ensino. Não podemos esquecer que a educação escolar penetrou muito lentamente no Brasil, que se inicio com a chegada dos jesuítas e a prensa gráfica só chegou ao nosso território em 1808 com a vinda da Família Real portuguesa. É importante relatar que a infância chegou primeiro para as classes privilegiadas, e as classes não privilegiadas ainda em sua maioria tinha suas crianças como pequenos adultos que trabalhavam, não estudavam e que estavam imensos em parte no universo adulto já que estes não estavam alfabetizados não conseguiam entrar totalmente no universo adulto, mas com o passar dos tempos políticas públicas vão resultar na melhoria das condições de vida das criança.

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