quinta-feira, 26 de abril de 2012

O caráter do conhecimento histórico e a importância da História do Brasil


        A História é o passado que estamos a construir e estudar, nos impõe regras e procedimentos metodológicos, que vão dar crédito ao trabalho do historiador. Portanto o passado histórico não é qualquer coisa produzida por qualquer um. O trabalho do historiador e construir uma explicação para determinados eventos ou fenômenos, e sair à procura de evidencias ou pistas que confirmem e fundamentem as suas hipóteses. Estas evidencias ou pistas podem ser encontradas nas fontes históricas disponíveis ao pesquisador.
        Ao estudarmos a História do Brasil, conheceremos a origem de nossa cultura e da nossa identidade, pois tudo o que somos hoje é fruto e consequência do passado. Imagine uma pessoa que perdeu a memoria, está ficara sem sentido, sem saber para onde ir, uma pessoa sem identidade que nada sabe sobre si própria, este é um exemplo de como somos sem conhecermos a nossa história. Portanto sem a História do Brasil não sabemos como surgiu nossa cultura, nossa sociedade e como ela evoluiu até os dias de hoje, não conhecemos onde moramos e não teremos nossa brasilidade, ou seja, nossa identidade como brasileira.     
        Portanto o Historiador ira reconstruir os fatos do passado, para que nós ao estuda-los possamos construir nossa identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário