domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cultura Afro-Brasileira em Arauá - A Umbanda


Na cidade de Arauá existem algumas manifestações da cultura afro-brasileira, uma delas é a umbanda, uma das casas de culto a esta religião que se encontrão nesta cidade, é a Casa de Santo Antônio fundada em 1973, fica localizada na Rua de Estância.
            Este caramanchão (casa) foi fundada por Eliziario Francisco dos Santos, que era o Zelador desta, os rituais aconteciam as sextas- feiras por quinzena, pois a sexta é o dia de Oxalá, antes os rituais eram mais frequentes, pois com a morte do zelador fundador em 2002, seu filho Eliziario Mota Santos Filho torna-se o novo Zelador, e com isso os rituais passaram a ser realizados no sábado, uma vez por mês ou de dois em dois meses.
            Numa entrevista com o atual Zelador, ele conta que está denominação é a preferida, mas pode ser chamado também de Pai-de-Santo e Babalorixá. Ele conta que as quatro festas mais importantes e que são festejadas em Arauá são, no dia 21 de janeiro a Festa do Caboclo, no dia 12 de junho a festa de Santo Antônio, que é a festa de Ogum ( Pai Ogum), em setembro do dia 7 ao dia 27 é escolhida uma data para a Festa de Cosme e Damião e no dia 31 de dezembro que é o ultimo toque de Mãe Oxum.
            Nas festas e rituais são utilizados instrumentos musicais como atabaque, agogô, ganzá, triangulo, as palmas e as musicas . Segundo o Babalorixá, quem protege a casa é, Ogum pela direita e Exu pela esquerda, o Ogum é um Orixá, estes só trazem coisas boas e os Exus e as Pombagiras ( denominação dada aos exus do sexo femininos) servem para rebater o mal, purificar e causar o mal.
            Portanto embora que enfraquecida a religião afro-brasileira no município de Arauá, ainda existem aqueles que creem e tentam preservar esta cultura, a cultura deixada pelos antepassados negros, e um exemplo visível é o da Casa de Santo Antônio que tem como Zelador Eliziario Mota Santos Filho.

Referências:
Entrevista com Eliziario Mota Santos Filho, no dia 22 de dezembro de 2012, em Arauá, Sergipe.
CUNHA, Joceneide e SILVA, Júlio Cláudio da . História da Cultura Afro-Brasileira. São Cristóvão- Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário