domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os maias, na verdade, nunca chegaram a constituir um império




            Os maias nunca construíram um império, já que esse povo era dividido em vários reinos que conflitavam entre si, embora que tenham filiação étnica, traços físicos semelhantes e tenham vários dialetos de um troco linguístico comum, nunca ouve uma unificação destes reinos.
            Nunca uma cidade conquistou todas as outras, eram cerca de mais de 40 cidades-estado no mundo Maia, cidades como Tikal conseguiram conquistar outras, no caso desta cidade o soberano conquistou sua inimiga a cidade de Calakmul e depois as cidades vizinhas, mas nunca conseguiu conquistar todas.
            O rei Pacal que é considerado o mais importante rei maia, que reinou entre 615 a 683 d. C, é responsável por embelezar a cidade de Palenque, e este mesmo sendo considerado um poderoso rei não unificou estes reinos maias.
            O rei Chan Kawiil (734-760 d. C) de Palenque é considerado um importante soberano por ter derrotado a cidade de Tikal, sua principal rival.
            Portanto nunca ouve a unificação dos maias, pois eram divididos em reinos rivais que conflitavam entre si, um reino nunca conseguiu conquistar todos os outros, por isso nunca chegaram a constituir um império.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário