domingo, 17 de fevereiro de 2013


"Resenha crítica da obra de John Locke - Segundo Tratado Sobre o Governo Civil" de Pedro H. S. Pereira, encontrado no site:    http://www.consciencia.org/resenha_locke.shtml.  

Dissertação  com o tema: As ideias de John Locke e as revoluções inglesas. 

            John Locke acreditava que devemos todos ser livres, iguais e independentes, este seria o estado de natureza, onde nós apenas ficaríamos subordinados apenas a Deus, além do estado de natureza existe o estado de guerra, que ocorre quando alguém quer impor o poder sobre os outros, assim Locke mostra-se contra o poder absoluto, portanto contra o modelo monárquico inglês e qualquer outro.
            “Locke critica o Absolutismo ao sustentar ser melhor viver em estado de natureza, no qual o homem se subordina somente a si, a viver sobre o domínio de um monarca com o poder centralizado em si e que manda nos outros da maneira que melhor lhe aprouver, o que não concretiza um pacto no qual lhe é outorgado o poder”, está passagem do texto de Pereira revela que Locke, é a favor da democracia, onde o povo escolhe os que vão ter o poder, mas este poder deve ser a favor do povo que os colou nesta posição, pois se assim não for estes serão julgados pelo povo.
            Explicando as revoluções numa visão dentro das ideias de Locke, elas seriam um estado de guerra do povo contra os absolutistas, pois os absolutistas querem impor seu poder sobre os outros indivíduos, mas como naturamente são todos livres, iguais e independentes, não podemos nos subordinar a ninguém na terra, com a Revolução Gloriosa acabaram por diminuir o poder da Coroa e aumentar o poder do Legislativo, dando assim o poder ao povo.
            Segundo “Locke todos são livres, iguais e independentes, e só através de um pacto civil visando maior tutela destas liberdades que ocorre o fim do tão estudado Estado, e a formação de um corpo político que representa a maioria”.
            Portanto as ideias de John Locke são contra o absolutismo, a favor da liberdade, igualdade e independência dos indivíduos, onde o individuo para defender estes atributos e suas propriedades podem entrar em estado de guerra com outros indivíduos, para que isso não ocorra deve haver um  pacto civil e a formação de um corpo político que represente a maioria e não os seus próprios interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário