sábado, 6 de outubro de 2012

ANÁLISE DO FILME "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA




            O contexto que gira em torno do filme é o ambiente escolar, mas precisamente com o professor de francês, com os alunos da 7ª série e com a direção. Marin e o professor de Francês e orientador da escola, em suas aulas muitas das vezes os alunos não entendiam o significado de algumas palavras ou de algum assunto e começava uma discussão sobre o tema, o professor incentivava os alunos a tentarem responder mesmo errando, pois ele mostrava que os outros também não sabiam, tirando assim o medo de errar.
            Havia alguns grupos dentro e fora da sala de aula, pois os garotos do fundo gostavam de entrar de boné ou capuz e o professor pedia para que tirassem, estes tinha uma certa interação com os do meio da turma, mas não tinha com os da frente, pois um dos alunos que sentam na frente chamou os colegas que sentam no fim da sala de animais, pois ele diz que no intervalo seus colegas ficam pulando e gritando no pátio.
            O professor é visto pelos alunos como autoritário, mas ele se defende dizendo que se ele não fosse assim não conseguiria manter a ordem, mas Marin se importava com os alunos, ele procurava quebrar a barreira que separava ele dos seus alunos, procurando conhece-los melhor, e para isso fez uma atividade que era o autorretrato, quando estavam fazendo esta atividade um novo aluno chega, este ainda meio tímido é confrontado em uma atividade por um colega, este colega não aceitava a opinião dele, como também não aceitou a opinião de outro colega, mas como este era novato a discussão estava quase saindo do controle, mas o professor interrompeu, este relato é para que possa ser entendida a questão dos grupos, pois o “novato” não pertencia a nenhum grupo ainda por isso ele foi confrontado e não aceitou o confrontamento.
            A atividade autorretrato foi um desafio para os alunos, pois não é fácil falar ou escrever sobre você, mas com isso o professor iria conhecer melhor os seus alunos, um dos trabalhos chama a atenção do educador, o aluno mais problemático, fez um ótimo trabalho então o professor colocou o trabalho no mural e chamou todos os alunos para ver, o aluno que se chamava Souleymane ficou orgulhoso e motivado, pois aceitou o desafio do autorretrato e teve um bom resultado, mas este mesmo aluno é expulso do colégio. Pois em uma das reuniões o educador de Francês chama seu aluno de limitado tentando defende-lo dos outros professores que só pensam em punição, na sala tinham duas alunas que representavam a classe e por isso em sala de aula o aluno critica o professor que tenta se explicar, e num momento de raiva compara as duas alunas que só ficavam rindo na reunião de “vagabundas”, com isso surge uma grande discussão dentro da sala de aula, e Souleymane na discursão acaba ferindo o rosto de uma colega e sai da sala de aula, como consequência disto o aluno vai ser julgado no Conselho Disciplinar, que tinha a fama de expulsar os alunos que fossem para ser julgados, o professor tentou argumentar com o diretor, dizendo que foi uma fatalidade e que o aluno estava evoluindo, mas não adiantou e o conselho expulsou o aluno.
            O interessante do filme é que no final os professores e o diretor estão jogando futebol com os alunos no pátio, ambos estão alegre e principalmente os alunos, esta interação é necessária para que as barreiras sejam quebradas, para que aja um vinculo, onde cada papel encontre o seu complemento, assim conseguiremos uma melhor educação.

2 comentários:

  1. Baixar o Filme - Entre os Muros da Escola - Mostra que a escola está isolada e incapaz de resolver os problemas criados pela sociedade - http://mcaf.ee/3me05

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo seu resumo estou com este filme sendo material para uma cadeira de psicopedagogia e seu redumo foi de grande proveito! Grata.

    ResponderExcluir