sábado, 6 de outubro de 2012

Exemplos comparativos entre a estrutura da LIBRAS e da língua Português.


            Agora apresentarei alguns exemplos de comparações entre a LIBRAS e a Língua Portuguesa, em ambas as línguas o processo de formação de palavras são realizados por derivação, composição e flexão. Em Português por derivação temos como exemplo incapaz (in+capaz) e em LIBRAS um exemplo de derivação é SENTAR/CADEIRA (o sinal é o mesmo porém, no substantivo há uma reduplicação o movimento no sinal do verbo). Em Português um exemplo de composição é guarda-roupa (guarda + roupa), mas em LIBRAS isto também ocorre como, por exemplo, na palavra MAE (MULHER + BENÇÃO).  E um exemplo de Flexão na língua portuguesa é a palavra chorando (chorar) e um exemplo em LIBRAS é PREOCUPADO/PREOCUPAR.
            Em LIBRAS como também na LP, temos os tempos verbais, presente, passado e futuro, exemplo de presente em LIBRAS “AGORA IR COMER” e em LP “Agora vou comer”, exemplo de passado na Língua de sinais “ ONTEM HISTORIA ESTUDAR” e em LP ontem estudei história, um exemplo de futuro na Língua de Sinais é “EU BRINCAR AMANHA” e na língua portuguesa “amanha irei brincar”.
Portanto a LIBRAS é uma língua de modalidade gestual- visual, que possui uma estrutura semelhante a das diversas línguas de modalidade oral auditiva, como o Português, pois como todas as línguas orais-auditivas possui uma gramática própria definidas pelos seguintes sistemas, fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário