sábado, 6 de outubro de 2012

O pensamento histórico de Hegel e as concepções históricas do presente com as quais você tem contato.



Para Hegel só os povos que constituem um estado podem ser reconhecidos como integrantes do processo histórico, portanto todos os outros povos que não se enquadram neste perfil são considerados sem história. Ainda para ele tudo que é racional é real e tudo que é real é racional.
Hegel defendia que as sociedades africanas não possuíam história e a África não é uma parte histórica do mundo, pois estes não constituíam um estado, com as características que Hegel considerava perecedoras de um estado.
Contemporaneamente as visões sobre a história têm evoluído, pensamentos como o de Hegel estão sem força, pois acreditamos que a história não é restrita apenas aos povos que constituíam um estado, mas sim todos os povos, pois a história narra os fatos da humanidade, não existe um povo superior ao outro. No caso da África, existem várias fontes para construção da história dos povos africanos.
Hegel acredita que a razão governa o mundo e a história, portanto o que não é racional não faz parte da história, somente aquilo que pode ser racionalizado poderá ser considerado real, e o que é real pode ser avaliado em todo o senso racional, para melhor entender, por exemplo, ele não aceitava as especulação e fé popular, pois estes não são racionais, com isso era limitado o que era real, apenas as manifestações do real e os fenômenos eram considerados racionais.
Vemos que as ideias contemporâneas de história utilizam muito as hipóteses, especulação de como poderia ter acontecido determinado fato, para prosseguir em sua pesquisa, pois a hipótese é à base da pesquisa histórica.
As ideias de Hegel perderam a sua importância no senário histórico, pois com a evolução do pensamento histórico suas ideias foram consideradas retrogradas.

Referências Bibliográficas:
PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro, SANTO, Janaina de Paula do Espirito e SANTOS, Rodrigo Carneiro dos. Teoria de História II. Ponta Grossa, Paraná: UEPG/ NUTEAD, 2009.
CUNHA, Joceneide e SILVA, Júlio Claudio. História da África. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário