sábado, 6 de outubro de 2012

José João Craveirinha (1922-2003)


José João Craveirinha (1922-2003) é considerado o maior poeta de Moçambique, tornou-se em 1991 o primeiro autor africano galardoado com o Premio Camões(o mais importante premio literário da língua portuguesa). Foi presidente da Associação Africana na década de 1950 e da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, entre 1982 e 1987, onde ele foi o primeiro presidente.
Este autor é nacionalista e junto com ele outros autores também participaram e participam deste movimento como William Edward Burghardt Du Bois (Massachusetts EUA), Marcus Mosiah Garvey ( Jamaica),  Kwame Nkrumah (Gana), William Edward Burghardt " WEB " Du Bois ( EUA) entre outros.
Os movimentos nacionalistas têm varias origens, na Nigéria e em Gana temos os movimentos sindicais que lutavam por melhorias, além desses dois países outros também tinham este movimento, no Egito o nacionalismo conheceu o processo de secularização, neste país em 1919 ocorreu uma revolução, pois os nacionalistas egípcios consideraram de urgência necessidade criar um organismo unificado que representassem a nação no conflito contra os britânicos.
O já citado autor José Craveirinha, é autor do poema África, neste poema podemos perceber o apelo do referido autor ao nacionalismo, valorizando a cultura africana e criticando a cultura europeia, mostrando que os africanos perderam a sua cultura em parte, pois a cultura europeia impregnou a cultura africana. Este poema é muito interessando e seria excelente leva-lo para sala de aula para que os alunos poção  ver  escritos críticos que relatam acontecimentos e etinocidios na cultura africana, numa visão que eles não tem contato que é a de um africano , pois nós vemos na escola a história na visão dos mais poderosos.
O nacionalismo africano foi fundamental para a independência dos países africanos, e muitos autores contribuíram para isto acontecer, este movimento tentava passar a ideia de nação que é tão fundamental para construção de um país, pois sem identidade, sem um espírito de pertencimento de uma nação, não se pode construir um povo organizado e unificado, embora com suas diferenças o espírito de nação os une.
Referências bibliográficas:
WEB Du Bois. Encontrado no site: http://en.wikipedia.org/wiki/W._E._B._Du_Bois
José Craveirinha. Encontrado no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Craveirinha
BOAHEN,Albert Adu.História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 .– 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010.1040 p.
CRAVEIRINHA, José João. CRAVEIRINHA em poesia: seleção de poemas do autor- África. p.109-111. N.5, outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário