ALVEZ, Carla Barbosa, FERREIRA,
Josimário de Paula e DAMÁZIO, Mirlene Macedo. A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na Escolarização de pessoas com surdez. -
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]:
Universidade Federal do Ceará, 2010. V.4. (Coleção A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar)
O referido Livro trata sobre a educação de surdos no
Brasil. Sobre o fracasso que é esta educação em nosso país, mostra também que o
bilingüismo é a concepção que mais desenvolve o aprendizado dos surdos, mas
para que ocorra uma educação inclusiva, devem-se mudar as praticas pedagógicas
na educação escolar, construindo um caminho pedagógico para o Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Os autores tinham como principais objetivos, mostrar que
é possível uma educação inclusiva dos alunos surdos na educação escolar,
ressaltar que o bilinguismo é a concepção que mais oferece a possibilidade de
desenvolvimento e a interação do aluno surdo na sociedade e mostrar que a
pedagogia educacional brasileira deve ser mudada para que possam ser inclusos
os surdos nas escolas públicas e particulares.
Os autores usam uma metodologia comparativa, comparando o
que ocorre na educação escolar e o que poderia acontecer para melhorá-la na
questão da inclusão, aprendizagem e desenvolvimento de pessoas surdas. Mostram
o que deve ser mudado, dando sugestões para o ensino de LIBRAS e da escrita em
Língua Portuguesa, para os alunos surdos, no que os autores chamam de AEE,
Atendimento Educacional Especializado.
As fontes citadas pelos autores são,
a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008), o Decreto 5.626, de 5 de dezembro de 2005, a Lei 10.436/2002,
Brito(1995), Instituto Nacional de Educação dos Surdos, Martins(1982) e Soares
(2003).
Os conceitos principais da obra é
que o bilinguismo é uma abordagem que corresponde melhor às necessidades do
aluno com surdez, as formas de conceber a escola e suas praticas pedagógicas
devem ser reinventadas, rompendo com os modos lineares do pensar e agir no que
se refere à escolarização e o AEE que envolve três momentos
didático-pedagógico, o Atendimento Especializado em LIBRAS, o Atendimento
Especializado de LIBAS e o Atendimento Especializado de Língua Portuguesa.
Temos como principais conclusões da
obras as seguinte: as concepções pedagógicas de educação escola adotadas pelas
escolas e suas praticas, tem como resultado o fracasso do processo educativo
das pessoas com surdez, o bilinguismo é uma abordagem que corresponde melhor às
necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a língua natural e
construir um ambiente propicio para a sua aprendizagem e o Atendimento
Educacional Especializado para pessoas com surdez, em uma perspectiva
inclusiva, onde o aluno será “redirecionado construindo novas
e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada
e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas,
lingüísticas e sócio-afetivas.” (p.6)
Este livro é enriquecedor, pois
mostra que devemos mudar as praticas pedagógicas para incluirmos os surdos na
educação escolar, pois todos tem o direito de aprender e os surdos tem esse
direito prescrito por lei.
Com esta leitura consegui aprofundar
meus conhecimentos sobre LIBRAS, sobre educação inclusiva e sobre como ensinar
a escrita na língua portuguesa para alunos com surdez, incluindo assim os
surdos na sociedade, pois diferente do oralismo e doa comunicação total, o
bilingüismo valoriza a língua natural dos surdos.
Palavras Chave: Blinguismo. Atendimento
Educacional Especializado. Surdez.
Fichamento
elaborado por Romário Andrade de Jesus.
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