sábado, 6 de outubro de 2012

Fixamento - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na Escolarização de pessoas com surdez



ALVEZ, Carla Barbosa, FERREIRA, Josimário de Paula e DAMÁZIO, Mirlene Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na Escolarização de pessoas com surdez. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. V.4. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

O referido Livro trata sobre a educação de surdos no Brasil. Sobre o fracasso que é esta educação em nosso país, mostra também que o bilingüismo é a concepção que mais desenvolve o aprendizado dos surdos, mas para que ocorra uma educação inclusiva, devem-se mudar as praticas pedagógicas na educação escolar, construindo um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Os autores tinham como principais objetivos, mostrar que é possível uma educação inclusiva dos alunos surdos na educação escolar, ressaltar que o bilinguismo é a concepção que mais oferece a possibilidade de desenvolvimento e a interação do aluno surdo na sociedade e mostrar que a pedagogia educacional brasileira deve ser mudada para que possam ser inclusos os surdos nas escolas públicas e particulares.
Os autores usam uma metodologia comparativa, comparando o que ocorre na educação escolar e o que poderia acontecer para melhorá-la na questão da inclusão, aprendizagem e desenvolvimento de pessoas surdas. Mostram o que deve ser mudado, dando sugestões para o ensino de LIBRAS e da escrita em Língua Portuguesa, para os alunos surdos, no que os autores chamam de AEE, Atendimento Educacional Especializado.
            As fontes citadas pelos autores são, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o Decreto 5.626, de 5 de dezembro de 2005, a Lei 10.436/2002, Brito(1995), Instituto Nacional de Educação dos Surdos, Martins(1982) e Soares (2003).
            Os conceitos principais da obra é que o bilinguismo é uma abordagem que corresponde melhor às necessidades do aluno com surdez, as formas de conceber a escola e suas praticas pedagógicas devem ser reinventadas, rompendo com os modos lineares do pensar e agir no que se refere à escolarização e o AEE que envolve três momentos didático-pedagógico, o Atendimento Especializado em LIBRAS, o Atendimento Especializado de LIBAS e o Atendimento Especializado de Língua Portuguesa.
            Temos como principais conclusões da obras as seguinte: as concepções pedagógicas de educação escola adotadas pelas escolas e suas praticas, tem como resultado o fracasso do processo educativo das pessoas com surdez, o bilinguismo é uma abordagem que corresponde melhor às necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a língua natural e construir um ambiente propicio para a sua aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez, em uma perspectiva inclusiva, onde o aluno será “redirecionado construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas.” (p.6)
            Este livro é enriquecedor, pois mostra que devemos mudar as praticas pedagógicas para incluirmos os surdos na educação escolar, pois todos tem o direito de aprender e os surdos tem esse direito prescrito por lei.
            Com esta leitura consegui aprofundar meus conhecimentos sobre LIBRAS, sobre educação inclusiva e sobre como ensinar a escrita na língua portuguesa para alunos com surdez, incluindo assim os surdos na sociedade, pois diferente do oralismo e doa comunicação total, o bilingüismo valoriza a língua natural dos surdos.
Palavras Chave: Blinguismo. Atendimento Educacional Especializado. Surdez.

Fichamento elaborado por Romário Andrade de Jesus.

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